Facebook

Tatuagem maori

tatuagem-maori1.jpg Micaeltattoo/Commons Rights

Atualmente uma das tatuagens mais feitas é a maori. A arte tem origem na Nova Zelândia e é bem mais complexa do que parece, já que os traços, local e formato influem diretamente no significado.

Leia também:
Tatuagem de ouroboro: significados
Tatuagem new school

Os estúdios mais famosos do mundo

A tatuagem maori pode ser grande, pequena e até colorida, porém, é preciso entender sua origem e pesquisar o significado antes de tatuá-la. Afinal, a tatuagem é uma arte eterna e carregar um símbolo no corpo que não condiz com a intenção não é interessante.

O que é tatuagem maori

tatuagem-maori2.jpg Micaeltattoo/CommonsRights

A Nova Zelândia foi uma região colonizada tardiamente pelos britânicos. Até 1870, os nativos viviam sem interferência europeia e desenvolveram sua organização social. Assim como os índios na América ou os aborígenes na Austrália, os nativos neozelandeses são chamados de maori, que na própria linguagem deles significa cultura geral.

Semelhante aos índios, os maori identificavam os integrantes das tribos através de códigos e símbolos. Homens e mulheres eram tatuados de acordo com conquistas e poder que tinha. Os integrantes começavam a ser tatuados com o início da vida adulta e de acordo com números de vitórias em lutas ou acontecimentos importantes. Diferente de hoje, eram utilizados ossos afiados para a perfuração e fuligem de madeira queimada com banha animal para a pigmentação.

A linguagem maori, através dos símbolos, é feita inspirada em brotos de samambaias e folhagens especiais e cada traço, bem como o local que é tatuado, interfere no significado da mensagem. Geralmente, cada tatuagem narra uma trajetória da vida.

Os nativos eram tatuados no rosto inteiro, cabeça, boca, queixo, coxas, nádegas, costas, barriga, pescoço e nuca. Hoje, quem pretende fazer uma tatuagem maori deve estar atento ao local em que fará.

Como fazer uma tatuagem maori

tatuagem-maori3.jpg Micaeltattoo/CommonsRights

Muitos confundem a tattoo maori com tatuagem tribal, porém, diferente do tribal que são apenas ramos formando um desenho esteticamente legal, o maori carrega muitos significados.

Para os nativos, cada traço tem um significado e, por isso, tatuar um maori atualmente requer muita pesquisa e conhecimento da civilização.

Para aqueles que estão definitivamente decididos a tatuar um maori é imprescindível pesquisar em livros de tradução os significados de cada traço e procurar um tatuador que tenha experiência e conhecimento. Usar desenhos já prontos pode resultar em uma tatuagem com sentido inverso ao desejado, já que traço, formato e região do corpo influem no significado.

Kirituhi

Como a tatuagem maori causa muita confusão de sentido, uma tribo neozelandesa decidiu criar outro tipo de tatuagem maori, que é o Kirituhi. A tatuagem Kirituhi pode ser feita sem grandes preocupações com o significado, já que são traços que resultam em um desenho estilizado e bonito.

Neste caso, é possível criar a tatuagem de tribal livremente e de acordo com o tamanho disponível para a tattoo.

tatuagem-maori4.jpg tatuagem-maori5.jpg tatuagem-maori6.jpg

Artigos recomendados

1 Comentários

Olá, qual o significado da primeira tatuatgem? a maori? Abraços!

seg, 2014-05-19 20:46
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
fechar