Facebook

As tatuagens tailandesas sagradas

tatuagens tailandesas

Já tinha ouvido falar nas tatuagens tailandesas e do profundo significado que elas carregam? Por sim ou por não, vamos ver um pouquinho sobre estas tatuagens, melhor conhecidas como “Sak Yant”.

O nome Sak Yant tem um significado bastante peculiar, o qual por si mesmo já pode nos dar uma boa ideia a respeito destas tatuagens: Sak significa tatuagem, e Yant, ou yantra, significa geométrico; não é difícil imaginar que estas tatuagens devem respeitar determinada estrutura e códigos que veremos a seguir.

O desenho geralmente deve fazer alguma alusão ao tigre, animal sagrado para os monges budistas que trás força e proteção, ou ao dragão, que significa força e sabedoria. Também podem-se ver tatuagens geométricas escritas em Khmert.

Estas tatuagens na realidade apareceram antes do budismo e inclusive antes disso. Contam as antigas lendas que os Ruesim uns sacerdotes/ermitões do bosque que praticavam mágica foram os que descobriram o Yant.

Os Ruesi eram também conselheiros mágicos (geralmente de pessoas importantes como reis e imperadores que os empregavam) que forma muito populares e expandiram suas crenças na Índia, sendo eles os que estabeleceram as regras para realizar estas tatuagens.

tatuagens tailandesas

Os “Sak Yant” eram tatuados nos guerreiros com a finalidade de protegê-los contra a penetração das armas, e os tailandeses acreditavam quem si estavam cobertos por estas tatuagens suas peles seriam mais escorregadias e difíceis de capturar durante uma batalha.

Cada Yant possui uma oração mantra em especial, e normas para sua estruturação. Por exemplo, cada Yant deve ser traçado em uma línea contínua sem levantar o lápis (ou instrumento de escritura que estiver sendo usado), por isso podem ser apreciadas muitas líneas curvas. Toda a figura mostra uma única línea que os une, e em geral terminam onde começam. Evidentemente que ao tratar-se de uma tatuagem onde o bambu é espetado várias vezes, existe uma excepção, mas o desenho deve manter-se.

 

tatuagens tailandesas

As líneas do Yant simbolizam o cordão umbilical de Buda, e existem várias formas: redondo, triangular, quadrado e pictórico; cada um com seu significado particular. O Yant redondo simboliza o rostro de Buda, o triangular a Tripla Gema (Buda, Dharma e Sangha), o Yant quadrado representa os quatro elementos, e o pictórico pode representar formas de animais.

Uma vez finalizado o Yant escreve-se um rezo indicando que a tatuagem está completa. Geralmente trata-se de uma invocação ao mantra em sânscrito.

tatuagens tailandesas

  • As tatuagens tailandesas sagradas1
  • As tatuagens tailandesas sagradas2
  • As tatuagens tailandesas sagradas3
  • As tatuagens tailandesas sagradas4

Artigos recomendados

3 Comentários

cara.. alguem sabe onde se pode fazer tatuagens com essa tecnica em São paulo, ou ao redor de São Paulo?

ter, 2012-05-01 01:52

ésa deve tter duido kkkk chouuu

sex, 2012-05-25 12:43

*khmer

dom, 2012-11-25 17:17
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.