Facebook

Tatuagens egípcias

Tatuagens egipcias

Tatuagens egípcias minha querida amiga e colega crovatiana Franca deu em cheio com uma de minhas fascinações secretas, na verdade são como dois ou três, mas contemos tudo em uma só...

O caso é que ela fez um post sobre tatuagens egípcias e mais especificamente de tatuagens do Olho de Horus, o também chamado Udyat (ou Udjat).

Foi na minha adolescência que começou esta vontade de saber sobre a cultura do Egito, junto com a Maya, minha mana da alma. Nós tínhamos uma fixação especial com o Olho de Horus e pensávamos tatuá-lo no tornozelo, juntas.

Tínhamos conhecido o Olho de Horus pelo poder mítico associado a ele, poder de proteção, sanação e até purificação; nunca chegamos à casa de tatuagens, já não lembro o porque (sim fizemos o segundo furo na orelha, juntas).

O Udyat significa “o que está completo” e graças à Franca, aprendi algo sobre ele que não tinha conhecido, sua história.

Horus era filho de Osiris e irmão do Seth; após que Seth assassinara ao seu próprio pai, Horus procurou vingança, começando o combate com seu irmão. Foi nessas muitas lutas contra o Seth que Horus perdeu o seu olho esquerdo; o deus Thot, apiadando-se dele, honrou-o com um novo olho, dotado de qualidades mágicas e foi com ele que Horus teve a oportunidade de devolver a vida ao seu pai, Osiris.

Foi graças a esta lenda que o Udyat adquiriu o status de amuleto mágico e ficou popular no Antigo Egito. Alhas, em imagens das pirâmides, em documentos antigos e até no cinema, podemos ver sua popularidade pois, mesmo que você não soubesse o que ele era, certamente já tinha-o visto.

O Egito é uma terra cheia de mistérios, que a muito tempo vem cativando pessoas de todos os cantos do mundo; já foi uma terra muito abençoada, berço de uma civilização fascinante que deixou sua marca no mundo até a atualidade, e que certamente seguirá impondo sua presença na história.

Deixo a vocês com algumas imagens de tatuagens do Olho de Horus, aquele que ainda quero fazer...

tatuagens-egipcias5.jpgtatuagens-egipcias8.jpgtatuagens-egipcias10.jpgolho de horus

Gostei muito de algumas adaptações deste desenho, dá ao Udyat aquela personalidade que sempre lembro que é necessária nas tatuagens.

  • tatuagens-egipcias1
  • tatuagens-egipcias2
  • tatuagens-egipcias3
  • tatuagens-egipcias4
  • tatuagens-egipcias5
  • tatuagens-egipcias6
  • tatuagens-egipcias7
  • tatuagens-egipcias8
  • tatuagens-egipcias9
  • tatuagens-egipcias10

Artigos recomendados

6 Comentários

[...] falamos das tatuagens de gatos e do quanto eles eram significativos nas terras do Nilo, e das tatuagens do Olho de Horus. Retomaremos este papo tão interessante quanto a própria cultura do Egito e sua história, mas [...]

sex, 2009-11-13 18:40

também sou um grande admirador ,dessa cultura egípcia seu traços pinturas e escrituras antigas,
mas oq mas me fascina e as suas magias ocultas que eram empregadas em prol do seus deuses egípcios e da influencia das aves de rapina em seu dia- a dia .

qua, 2011-10-12 16:22

uma das culturas mais antigas e fascinantes que me impressiona,sou amante de tatuagens egipcias .

sex, 2012-02-24 16:23

essas tatuagens egipcias são fascinantes e que me imprecionam sou fã dessas tatuagens.adoro o filme a mumia.

sab, 2012-05-19 18:42

boa noite quero muito fazer uma tatu mais olhando esse sait fiquei com vontade de fazer varias .vcs são de mais parabéns .

ter, 2012-11-13 20:59

Matéria muito boa, porém os comentários são tão analfabetos que "impreciona"!

ter, 2014-01-14 10:41
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.