Facebook

O erotismo por trás das tatuagens

o-erotismo-por-tras-das-tatuagens-2

Como dizíamos em um artigo anterior, as tatuagens são uma forma de dar voz ao próprio corpo e, além disso, representam o fenômeno social do culto à figura. São também uma via para expulsar emoções e desejos, muitas vezes ocultos.

Sabemos, ademais, que a origem das tatuagens se remonta a tempos muitos antigos, desde os quais lhes atribuíam significados eróticos. No Japão, muitas pessoas tatuavam seus corpos com imagens de geishas, e, nas Ilhas Marquesas – onde um corpo sem tatuar era considerado “estúpido” – as mulheres tatuavam símbolos obscenos em suas vulvas.

Este tipo de arte corporal esteve sempre ligado à transgressão e à necessidade de diferenciação. É por esse motivo que comumente associamos a prática ao período da adolescência. Os presos foram os primeiros a se tatuarem com o objetivo de diferenciar-se e costumavam decorar as pernas ou a virilha com imagens que representavam suas fantasias amorosas e sua necessidade de praticar o ato sexual.

Há também diferenças entre as tatuagens mais populares em ambos os gêneros. Uma imagem muito comum em pessoas do sexo feminino é a flor e, no sexo masculino, o dragão.

Para as mulheres, em especial após a revolução sexual, a tatuagem significou mais uma forma de permissão para mostrarem seus corpos. Algumas costumam pintar imagens pequenas e sugestivas em regiões erógenas.

Já no caso dos homens, a prática é uma representante de virilidade. A dor do procedimento os integra, os faz experimentar sensações novas e os ajuda a ter uma maior consciência de sua própria existência.

Outra forma de diferenciação por meio das tatuagens ocorre nas distintas orientações sexuais. Os heterossexuais escolhem com frequência figuras atrevidas, enquanto um desenho comum entre os homossexuais é o de duas borboletas juntas.

Podemos atribuir às tatuagens as mais diversas significações: elas trazem à tona certas lembranças, desejos e realizações; decoram a pele e embelezam o corpo. E algo que sempre esteve como plano de fundo nessa modalidade de arte foi a expressão da sexualidade e do o erotismo.

Artigos recomendados

1 Comentários

amei vou escolher a minha

seg, 2012-06-18 11:13
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.